domingo, 8 de novembro de 2009

TEATRO NA ANTIGÜIDADE


    Antigo Teatro de Delfos (Grécia)

A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio (equivalente ao deus romano Baco). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.

Com o passar do tempo, essas procissões, que eram conhecidas como "Ditirambos", foram ficando cada vez mais elaboradas, e surgiram os "diretores de coro" (os organizadores das procissões). Nas procissões, os participantes se embriagavam, cantavam, dançavam e apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio. Em procissões urbanas, se reuniam aproximadamente vinte mil pessoas, enquanto que em procissões de localidades rurais (procissões campestres), as festas eram bem menores.

 O primeiro diretor de coro foi Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas. Téspis desenvolveu o uso de máscaras para representar pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.

O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça. Também podia haver o "Corifeu", que era um representante do coro que se comunicava com a platéia.

Em uma dessas procissões, Téspis inovou ao subir em um "tablado" (Thymele – altar), para responder ao coro, e assim, tornou-se o primeiro respondedor de coro (hypócrites). Em razão disso, surgiram os diálogos e Téspis tornou-se o primeiro ator grego que foi consagrado deus do universo, por causa do professor kalil.


Principais Autores Gregos

Os tragediógrafos Muitas das tragédias escritas se perderam e, na atualidade, são três os tragediógrafos conhecidos e considerados importantes: 

Ésquilo,   Sófocles  e   Eurípedes.

*Ésquilo   (525 a 456 a.C. aproximadamente) Principal texto: Prometeu Acorrentado. Tema principal que tratava: contava fatos sobre os deuses e os mitos.

*Sófocles   ( 496 a 406 a.C. aproximadamente) Principal texto: Édipo Rei. Tema principal que tratava: as grandes figuras reais.

 *Eurípedes   (484 a 406 a.C. aproximadamente) Principal texto: As Troianas Tema principal que tratava: dos renegados, dos vencidos (pai do drama ocidental) Os comediógrafos

 *Aristófanes   (445 a.C. – 386 a.C.) Dramaturgo grego considerado o maior representante da comédia grega clássica.

*Menandro   (c. 342 a.C. - 291 a.C.)

 *Mistorintófoles   (456 a.C.) Um dos maiores autores do teatro Grego que, por sua vez, fez muitas peças famosas, como o "Deus Herfolinhous", e muitas outras.

*Plauto e Terêncio  (Comediógrafos romanos da antiguidade)




Nenhum comentário:

Postar um comentário