quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tennessee Williams



"Todos moramos numa casa em chamas. Não podemos ligar para os bombeiros, não temos saída...
Só podemos olhar pela janela do andar superior,
enquanto o fogo queima a casa e nós ficamos presos,,,trancados!
"


-Tennessee Williams -


Thomas Lanier Williams nasceu em 26 de março de 1911 em Columbus, no Mississippi. O segundo de três filhos, sua vida familiar era cheia de tensão. Seus pais, um vendedor de sapatos e filha de um ministro, muitas vezes envolvido em discussões violentas que assustou sua irmã Rose.

Em 1927, Williams conseguiu seu primeiro gosto da fama literária, quando ele ficou em terceiro lugar em um concurso de redação nacional patrocinado pelo O jogo esperto revista. Em 1929, ele foi admitido na Universidade de Missouri, onde viu uma apresentação de Henrik Ibsen's Ghosts e decidiu tornar-se um dramaturgo. Mas o seu grau foi interrompido quando seu pai o obrigou a retirar-se da faculdade e trabalhar na Companhia Internacional de Calçados. Lá ele trabalhou com um jovem chamado Stanley Kowalski, que viria a ressurgir como uma personagem em Um Bonde Chamado Desejo .

Por fim, Tom voltou à escola. Em 1937, ele teve duas de suas peças ( velas ao Sol e Vidas em Fuga ), produzida por Mascarados de St. Louis, e em 1938, graduou-se pela Universidade de Iowa. Depois de não conseguir encontrar trabalho em Chicago, ele se mudou para New Orleans e mudou seu nome de "Tom" para "Tennessee", que era o estado de nascimento do seu pai.

Em 1939, o jovem dramaturgo recebeu 1.000 dólares de Rockefeller Grant, e um ano depois, Battle of Angels foi produzido em Boston. Em 1944, o que muitos consideram ser o seu melhor jogo, The Glass Menagerie , teve uma bem sucedida correr muito em Chicago e um ano depois, estourou o seu caminho para a Broadway. 

A peça conta a história de Tom, sua irmã com deficiência, Laura, e seu controle a mãe de Amanda, que tenta fazer um jogo entre Laura eo Cavalheiro. Muitas pessoas acreditam que Tennessee usou suas próprias relações familiares como inspiração para a peça. Sua própria mãe, que é muitas vezes comparada à Amanda controle, permitiu que os médicos a realizar uma lobotomia frontal em Tennessee irmã Rose, um evento que muito perturbado Williams, que cuidou de Rose durante a maior parte de sua vida adulta. Elia Kazan (que dirigiu muitas de Williams sucessos greatests) de Tennessee, disse: "Tudo na sua vida está em suas peças, e tudo está em suas peças em sua vida." The Glass Menagerie venceu o New York Drama Critics 'Circle Award de melhor jogo da temporada.

Williams seguiu suas principais críticas primeiro sucesso com vários sucessos da Broadway, incluindo peças como Um Bonde Chamado Desejo ,Verão e Fumo , A Rose Tattoo e Camino Real . Ele recebeu seu primeiro Prémio Pulitzer em 1948 por A Streetcar Named Desire , e chegou a uma maior audiência em todo o mundo, mesmo em 1950 e 1951, quando The Glass Menagerie e A Streetcar Named Desire foram feitas em grandes filmes. Mais tarde, peças que também foram adaptados para o cinema incluem Gata em Teto de Zinco Quente (pelo qual recebeu um segundo Pulitzer Prize em 1955), Orpheus Descending , e A Noite do Iguana .

Tennessee Williams conheceu e se apaixonou por Frank Merlo, em 1947, enquanto vivia em Nova Orleans. Merlo, uma segunda geração da Sicília americano que serviu na Marinha dos EUA na II Guerra Mundial, foi uma influência estabilizadora na vida caótica Williams. Mas em 1961, morreu Merlo de cancro do pulmão e do dramaturgo entrou em uma profunda depressão que durou dez anos. Na verdade, Williams lutou com a depressão durante a maior parte de sua vida e vivia com o medo constante de que ele ficaria louco assim como sua irmã Rose. Para a maior parte deste período, ele lutou contra o vício em remédios e álcool.

Em 24 de fevereiro de 1983, Tennessee Williams sufocou até a morte em uma tampa de garrafa em sua residência de Nova York no Elysee Hotel. Ele está enterrado em St. Louis, Missouri. Além de 25 execuções de corpo inteiro, Williams produziu dezenas de peças curtas e roteiros, duas novelas, uma novela, sessenta contos, mais de cem poemas e uma autobiografia. Entre seus muitos prêmios, ganhou dois prêmios Pulitzer e Círculo de Críticos de Nova York quatro Drama 'Awards.


**********************************************************************************


Faço questão de colocar aqui dois vídeos de trechos da Montagem "Zoológico de vidro" ou À Margem da Vida (The Glass Menagerie) de Tennessee williams.....com a maravilhosa Cassia Kiss fazendo o papel da Amanda Wingfield....



2 comentários:

  1. Olá Elis,

    Recebi a sua mensagem sobre o vídeo do Shakespeare Globe Theatre, do Canallondres.tv, tentei enviar uma resposta pro teu email, mas voltou. Pode ficar à vontade para usar o vídeo.

    Com um abraço,
    Silvino

    ResponderExcluir
  2. salve!
    muito a boa prosa.
    o cara era tenso.

    parabéns!

    ResponderExcluir