O Teatro Municipal foi idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender principalmente à ópera, a primeira forma artística e de lazer típica da burguesia e em virtude do grande número de italianos que viviam em São Paulo.
Para tanto, a Câmara Municipal desapropriou, em 1903, o terreno do Morro do Chá. Cláudio Rossi foi o autor do projeto, Domiziano Rossi fez os desenhos e Ramos de Azevedo foi o responsável pela construção.
O edifício traduz uma mistura de estilos, conforme observa o arquiteto português Ricardo Severo:
"A arquitetura exterior do edifício é composta no estilo do renascimento barroco, ao qual os artistas italianos chamam 'seiscento'. E o estilo clássico, com typos e modulos da renascença grego-romana, mais variada, porém, na apropriação desses tipos e com maior liberdade imaginativa no emprego da linha curva, nos motivos e detalhes ornamentais".
Além do ecletismo de estilos, os materiais e os trabalhos foram encomendados pelo Escritório Ramos de Azevedo em vários países.
Benedito Lima de Toledo analisa: "A armadura de ferro foi encomendada em Düsseldorf, o ferro artístico em Frankfurt, o bronze artístico em Berlim, Paris e Milão; os mosaicos vieram de Veneza, os mosaicos de pavimento, de Nova York e Berlim, os mármores de Siena, Verona e Carrara e como esses, dezenas de itens foram contemplados com uma especificação exigente".
Benedito Lima de Toledo analisa: "A armadura de ferro foi encomendada em Düsseldorf, o ferro artístico em Frankfurt, o bronze artístico em Berlim, Paris e Milão; os mosaicos vieram de Veneza, os mosaicos de pavimento, de Nova York e Berlim, os mármores de Siena, Verona e Carrara e como esses, dezenas de itens foram contemplados com uma especificação exigente".
O Teatro Municipal foi inaugurado em 12 de setembro de 1911, com a ópera Hamlet de Ambrósio Thomas.
Com modernos equipamentos, o Teatro Municipal permanece central na vida cultural paulistana com apresentações de espetáculos nacionais e internacionais de grande relevância.
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